Acreditamos no trabalho humanizado, sempre!

Nossos Valores: Humanização, Ética, Respeito, Cooperativismo e Sustentabilidade

Desça mais

Quem somos

Somos uma cooperativa que acreditamos em um trabalho humanizado, ímpar em diferenciação para cada cliente que atendemos, para cada tratamento, cada curso, treinamento e parcerias. Buscamos melhorar a nossa atuação nessa jornada tão importante que é a vida, aprimorando sempre o conhecimento e buscando a elevação dos padrões de qualidade nos serviços prestados.

Missão

Ser referência nacional no atendimento humanizado, buscando sempre o desenvolvimento e
aprimoramento técnico-científico de seus cooperados;

Visão

Desenvolver e apoiar ações que garantam o aprimoramento e a elevação dos padrões de qualidade dos serviços prestados na área da saúde, garantindo aos seus associados cooperados um trabalho justo e respeitoso e aos pacientes um atendimento humanizado e digno;

vALORES

Humanização, Ética, Respeito, Cooperativismo e Sustentabilidade.

COOPERATIVISMO

DEFININDO COOPERATIVA E COOPERATIVISMO

A cooperativa é uma forma de associação entre os indivíduos, onde todos têm o mesmo objetivo: o trabalho coletivo. A base do cooperativismo é o trabalho em conjunto, onde todos constroem e ganham juntos.

No cooperativismo existem 3 conceitos que dão a identidade ao trabalho:

– Cooperação: onde troca-se a forma de trabalhar, saindo o emprego-salário e sendo substituído pelo trabalho conjunto e renda.

– Transformação: um dos pilares do cooperativismo é a transformação da realidade de um grupo, deixar de ser o empregado para ser sócio de uma organização, realizando coletivamente as decisões buscando juntos o melhor projeto.

– Equilíbrio: a cooperativa também visa o equilíbrio entre diversos valores que até então pareciam opostos no dia a dia, como: o econômico e o social, o indivíduo e o coletivo e a produtividade e a sustentabilidade.

No cooperativismo existem 7 princípios que foram definidos desde que foi fundada a primeira cooperativa da história, em 1844, são eles:

1- ADESÃO VOLUNTÁRIA E LIVRE
Em uma cooperativa o acesso é livre a quem quiser cooperar, sem nenhum tipo de discriminação, desde que esteja apta a utilizar os seus serviços e assumir suas responsabilidades como cooperados.

2- GESTÃO DEMOCRÁTICA DOS COOPERADOS

Todos os membros cooperados participam ativamente da elaboração das nossas políticas e nas tomadas de decisões.

3- PARTICIPAÇÃO ECONOMICA DOS COOPERADOS
Os cooperados contribuem financeiramente para a formação do capital da cooperativa, onde será investido nas operações e serviços da mesma. Caso haja sobras elas retornam aos cooperados proporcionalmente.

4- AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA
As cooperativas são organizações autônomas e independentes, assegurando o controle democrático dos membros. Esta autonomia fica mais clara no art. 5º, XVII e, especialmente, XVIII, da Constituição Federal, cujo inciso/dispositivo adverte: “A criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independe de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.” Sendo assim, as cooperativas devem manter o controle democrático entre os sócios, sem abrir mão da independência e da autonomia nas ações.

5- EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO
A cooperativa deverá contribuir com o treinamento de seus membros cooperados, dirigentes, prestadores de serviços e demais colaboradores envolvidos no processo, não esquecendo de informar os benefícios da cooperação. A educação é um dos principais valores no cooperativismo, buscando sempre inovação, criatividade e oportunidades de aprendizado com novas tecnologias, levando a qualidade em cada ação realizada pelos cooperados.

6- INTERCOOPERAÇÃO
Apesar de sua autonomia, as cooperativas não são representadas por entidades isoladas, ao contrário, tais instituições se auxiliam mutuamente, além dos associados de uma mesma cooperativa unirem-se e cooperarem uns com os outros, essa ajuda mútua também se estende para as relações entre as diversas cooperativas, por meio de estruturas locais, regionais, nacionais e até internacionais.

7- COMPROMISSO COM A COMUNIDADE
Além de promover o desenvolvimento de seus membros, as cooperativas também possuem ampla e nivelada percepção de sua responsabilidade social, através de políticas aprovadas pelos seus membros, que se preocupam em estabelecer processos que promovam o desenvolvimento sustentável das comunidades as quais estão se inseridas.

Na Cooperativa existe várias formas de cooperação e participação:
– Associado é a pessoa que se associa na Cooperativa para colaborar com a mesma e através dessa parceria recebe os benefícios iguais a todos os membros.
– Sócio são todas as pessoas que se associam à Cooperativa.
– Cooperado são todos que colaboram para o crescimento da Cooperativa e assim obtém benefícios dos serviços prestados pela mesma.

LEIS COOPERATIVISTAS
– LEI Nº 5.764, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1971: Define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas, e dá outras providências.
– LEI COMPLEMENTAR Nº 130, DE 17 DE ABRIL DE 2009: Dispõe sobre o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo e revoga dispositivos das Leis nos 4.595, de 31 de dezembro de 1964, e 5.764, de 16 de dezembro de 1971.
.
– Resolução CFC 944/2002 – Entidades Cooperativas de Assistência à Saúde: Aprova a Norma Brasileira Contábil das cooperativas do ramo saúde (NBC T 10.21).

– Lei Nº 17142 DE 07/05/2012 – Lei do Estado do Paraná: Implementa a política Estadual de Apoio ao Cooperativismo terá como finalidade o conjunto de atividades exercidas pelo Poder Público e Privado, que venham a beneficiar direta ou indiretamente todos os ramos do setor cooperativista na promoção do desenvolvimento social, econômico e cultural, reconhecido seu interesse público, nos termos do art. 148 da Constituição do Estado do Paraná.

Seja um cooperado você também

Faça seu cadastro e inicie seu processo de adesão.