Saúde Mental: auto-humanização, já ouviu falar? Bem, cuidar da Saúde Mental é um gesto de auto-humanização.
Nem sempre o termo auto-humanização é utilizado por profissionais de saúde, mas é preciso rever urgentemente este contexto.
É preciso que os profissionais que “cuidam” de pessoas aprendam a gerir seus pensamentos, sentimentos (emoções) e comportamentos…
…esse conceito, é conhecido como tríade cognitiva e é a base da TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) saiba que ele pode ser a chave da gerência de nossa saúde mental.
Tentarei abordar o assunto de forma leve e com dicas que nos auxilie nas mais diferentes formas de auto-cuidado, que assim possamos aprender o valor da auto-humanização!!!
Entendendo um pouco mais…
Os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com a TCC, encorajam seus pacientes a identificar os motivos pelos quais os problemas persistem
Quando os problemas são identificados fica mais fácil motivar a mudança desses motivos, ou seja a ideia é mudanças e não eliminação…
Para ser mais claro é preciso que aprendamos a mudar padrões, adaptar-se a novas realidades e isso não é nada fácil.
“uma das medidas mais difíceis na TCC é substituir pensamentos, sentimentos e comportamentos não adaptativos em adaptativos” Hofmann Stefan – 2014
Bom, em suma, o primeiro passo em direção a mudanças é sem dúvidas, perceber que existem muitas formas diferentes de interpretar um mesmo evento e: mudar
quer saber mais sobre a TCC, acesse https://www.fbtc.org.br/
Enfim como a TCC pode ajudar na auto-humanização?
Auto- Humanizar-se está diretamente relacionado como eu entendo meus pensamentos, sentimentos (emoções) e meus comportamentos… tudo está conectado.
Uma boa dica é dar “início” a mudança e ponto de visão sobre o que tem tirado seu sono. Pra que isso aconteça é necessário uma dose gigantesca de motivação e coragem.
…vale uma ressalva aqui: “tenha uma mudança que seja alcançável, ou seja, atingível, ou melhor ainda, possível…
É comum abandonarmos metas de mudanças porque acabamos impondo uma condição impossível, já comece por esse ponto, sua mudança de percepção.
Na verdade, auto-humanização, tem mais sentido se optarmos em escolher mudanças que estejam pautadas em nossa capacidade e nossa vivência. Veja por exemplo, pessoas que colocam objetivos absurdos como: quero emagrecer 20kg até o final deste ano, o mês? novembro!
Essas formas de mudanças tornam o processo inatingível e sem sentido prático na saúde mental, na verdade ele é totalmente prejudicial, uma vez que impactará em mais um problema: a frustração.
Humalife Soluções em Saúde
A Humalife estará sempre em busca de alternativas para melhorar a saúde mental e ajudar pessoas a serem mais humanas…
esperamos estar juntos em cada passo da auto-humanização… Vem sem Humalife (acompanhe nosso blog https://humalife.com.br/blog/)
Nei Dal Molin
Gestor Técnico de Soluções em Saúde